quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Futurismo

O Futurismo pregava uma absoluta sintonia entre a arte e o mundo moderno , regido pela eletricidade , máquinas , motores , pelos grandes aglomerados urbano-industriais , pela velocidade , enfim.
De 1909 a 1914 , oriundos de grupos radicados na França e na Itália , vários manifestos futuristas foram publicados , apresentando propostas para a pintura , a poesia , a arquitetura , a música . O movimento perde força em 1915 , quando Marinetti , que exercia forte liderança sobre os grupos , defende a entrada da Itália na Guerra . Nos anos 1920 , as propostas de Marinetti foram assimilados pelo facismo italiano , gerando a dispersão dos grupos de artistas .

  Assim ,pode-se entender a repugnância dos principais modernistas brasileiros pelo movimento de Marinetti , apesar de apresentarem uma série de pontos comuns com seus seguidores ; aceitavam suas ideias artíticas , mas repudiavam seu posicionamento político . Oswald de Andrade tomou conhecimento do Futurismo em suas viagens á Europa anteriores a 1919 , não relacionando , portanto , o movimento , com o facismo . Por outro lado , a palavra Futurismo passou a designar qualquer postura inovadora na arte , levando Oswald a saudar , em 1921 , o jovem poeta Mário de Andrade com um artigo intitulado " O meu poeta futurisa ". Temendo uma indentificação com o fascimo , Mário de Andrade vem a público negar , mais do que o movimento futurista , a figura de seu líder .

Nenhum comentário:

Postar um comentário